Compartilhe nas Redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Dispositivos de rastreamento de veículos vai além da geolocalização

Dispositivos de rastreamento de veículos: tecnologia a favor de um trânsito mais seguro e com um custo baixo

Dispositivos de rastreamento de veículos podem se mostrar uma ferramenta bastante útil. Leia a reportagem de Pauline Machado.

Em um país como o Brasil, em que notícias de assalto a automóveis são cada vez mais frequentes, um dispositivo de rastreamento de veículos pode se mostrar uma ferramenta bastante útil. Alguns aparelhos são extremamente inteligentes e oferecem funcionalidades como notificações de velocidade, bloqueio à distância e, ainda, botão de pânico.
Utilidade além da geolocalização

Mais que possibilitar acompanhar pelo computador ou smartphone a localização do carro em tempo real 24 horas por dia e acessar as funcionalidades acima, os dispositivos de rastreamento têm se tornado uma tendência mundo afora por serem úteis, também, tanto para aqueles que buscam proteger seu patrimônio, quanto para os profissionais que ganham a vida administrando toda uma frota de veículos.

De uma maneira geral, os veículos rastreados conseguem um nível de eficiência muito superior aos veículos não rastreados, explica Frederico Menegatti, CEO e fundador da Getrak, provedora de tecnologia para rastreamento. “Na logística é possível estabelecer rotas mais eficientes, acompanhar e gerenciar estas rotas em tempo real. No caso da telemetria, vários aspectos mecânicos do veículo, e até mesmo o motorista e o seu jeito de conduzir o veículo, são monitorados em tempo real”, detalha.

Estas informações, segundo ele, alimentam um banco de dados que processa essa informação gerando maior controle e eficiência do item rastreado, bem como o acompanhamento de performance e segurança do motorista e da carga.

“No caso dos veículos e cargas furtadas ou roubadas, o rastreamento age de forma pró-ativa e reativa para recuperação dos itens roubados e furtados”, acrescenta. Sabemos, no entanto que, nesses tempos de pandemia, o desvio de cargas cresceu significativamente. Isso se deve, de acordo com especialistas, ao fato de que os criminosos também evoluíram em tecnologia. Hoje eles dispõem de equipamentos bloqueadores que inibem a transmissão dos sinais emitidos pelos rastreadores instalados nos veículos e nas cargas. Assim sendo, há a interrupção do monitoramento, o que impede ou dificulta sua localização.”

Veja na integra: https://www.portaldotransito.com.br/noticias/dispositivos-de-rastreamento-de-veiculos-tecnologia-a-favor-de-um-transito-mais-seguro-e-com-um-custo-baixo/

Compartilhe nas Redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Deixe um comentário